Cheesecake rápido e prático

Resolvi tirar minhas férias na época do carnaval. Sei que essa época não é muito boa para viajar, porque tudo quanto é pacote, hotel ou viagem está muito caro. Mas eu nem poderia imaginar grandes viagens porque estaria sozinha, já que meu maridão não ia conseguir me acompanhar.
Então a opção era tirar férias para descansar a cabeça, repensar as coisas e renovar as energias para o resto de ano que promete muito trabalho árduo. Resolvi aproveitar meus dias indo a lugares que de sábado é simplesmente infernal e, nos dias comuns, não tenho condições de sequer pensar a respeito.
Sendo assim, de segunda a sexta da primeira semana de férias, visitei todas as lojas destinadas a confeiteiros, culinaristas e afins por assim dizer. Além daquelas que já conhecia (Doces Vaz, Barra Doce), tive que fazer uma nova visita a conhecida Loja Santo Antônio (que, depois da reforma, promete ficar mais espaçosa), experimentei a famosa Chocolândia (e confesso que me decepcionei um pouco), matei minha curiosidade e testei a Loja Bondinho (simplesmente a-do-rei).
Fora isso, não poderia de deixar de fazer uma visita a zona cerealista e ao Mercadão. Não posso negar, junto com meus pais, fiz a festa em lojas como Andorra, Botelho, Camanducaia, Santa Filomena, Casa Flora, Roni e tantas outras.
Comprei muitos artigos que serão testados, cada um a seu tempo. E, em que pese não ser nem um pouco fã de ricota, tive que pedir um naco aos meus pais - eles sempre compram a peça inteira, cerca de 3kg. Na verdade, queria usar a ricota para fazer o recheio de um bolo de morango incrível que vi aqui.
Mas como não tinha o restante para fazer o bolo, principalmente o açúcar (sim, deixei faltar o mais importante ingrediente!), resolvi fazer cheesecake de ricota - já que também não tinha cream cheese. Daí lembrei que também não tinha qualquer tipo de bolacha para a massa; resultado: massa de farinha de rosca (de pão) com manteiga sem sal.
Depois de pesquisar bastante e compilar receitas, cheguei a um resultado simples e fácil de fazer:
Ingredientes
 
350g de ricota fresca
1 lata de leite condensado
1 caixinha de creme de leite
2 ovos
suco e raspas de 1 limão
Modo de preparo
Misture tudo no processador ou liquidificador. Coloque sobre a base (de bolacha) e leve ao forno por 1 hora a 180oC.

Para a cobertura, derreti um pouco de goiabada no microondas e misturei água para não endurecer muito.
   
O ideal é gelar para comer, mas não preciso dizer que não deu tempo...  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Geléia ou compota de morango (ou frutas vermelhas)

Enfim, macarons

Lanches rápidos - Arepas venezuelanas